Equipe

Débora Sebriam

Educadora, mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade Técnica de Lisboa, Université de Poitiers e Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madri. Atua com integração de tecnologias ao currículo, tecnologias e formação de professores, inovação pedagógica e gestão de mídias sociais. É integrante da equipe do Instituto Educadigital. Faz parte da comunidade de Recursos Educacionais Abertos Brasil. É integrante da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP. Coordena os projetos de Recursos Educacionais Abertos e Uso Seguro e Ético da Internet no Centro Educacional Pioneiro. Ministra workshops e oficinas sobre a integração e o uso de tecnologia na educação.

Priscila Gonsales

Jornalista, apaixonou-se pela educação no final da Faculdade Cásper Líbero, em 1996, quando seu projeto experimental “Mirabolante”, um jornal sobre museus para crianças foi impresso e distribuído pela Imprensa Oficial do Estado de S. Paulo para 6 mil alunos de escolas da rede estadual paulista. Já formada, atuou em projetos educativos como Estadão na Escola e fez pós-graduação em Gestão de Processos Comunicacionais na ECA-USP. Atualmente finaliza o máster em Educação, Família e TIC pela Universidad Pontifícia de Salamanca/ES. Passou por escolas privadas como o Colégio I.L.Peretz e trabalhou durante 2 anos no Programa Crer Para Ver, então da Fundação Abrinq e Natura. Em 2001 foi convidada para criar no Cenpec o núcleo de jornalismo educativo do ainda incubado Portal EducaRede Brasil, uma iniciativa da Fundação Telefônica presente em 8 países. Em 2005 assume a coordenação-executiva do Educarede que passa a ser considerado Programa EducaRede por desenvolver projetos de formação de educadores, comunidades virtuais de aprendizagem entre escolas, e elaboração de materiais didáticos de apoio, eletrônicos e impressos.

Colaboradores

Carolina Rossini

É advogada, consultora e professora de Propriedade Intelectual e Direito da Internet, tendo ministrado palestras no Brasil e no exterior. Conduz trabalhos pro-bono para instituições que almejam desenvolver estratégias em torno dos “commons”, inovação aberta e acesso ao conhecimento. Fundou e coordena o Projeto REA-BR desde 2008. Em 2011, juntou-se ao GPOPAI-USP como senior fellow com foco em política de inovação e acesso ao conhecimento. Foi nominada para o Global Council Agenda em Propriedade Intelectual do Forum Economico Mundial (mandato 2011-2012) e é diretora do Instituto Brasileiro de Direito da Internet. Trabalhou para a Wikimedia Foundation coordenando o projeto Brasil Catalisador. De 2008 a 2010 foi fellow do Centro Berkman para Internet e Sociedade, da Universidade de Harvard, onde coordenou o Projeto de Pesquisa de “Cooperação Industrial” (1) (2), sob orientação do Prof. Yochai Benkler. Rossini também é pesquisadora associada da Diplo Foundation e autora do curso sobre propriedade intelectual daquela Fundação. De 2005 a 2007, Carolina trabalhou no CTS da FGVDireito Rio, onde foi membro do Creative Commons Brasil, professora e fundou e coordenou o Programa de Clínica Jurídica. Foi consultora da fundação Ford para a Iniciativa Internacional em Propriedade Intelectual. De 1999 a 2005, Carolina foi advogada no grupo de telecomunicações Telefonica no Brasil, com atuação no Brasil e na Espanha e foco em novos negócios para a Internet, incluindo transações na area de direito autoral, e-commerce, publicidade, imagem, distribuição de conteúdos como musica e imagem na Internet, entre outros.
Carolina é mestre, com distinção, em propriedade intelectual pela Universidade de Boston (2008); mestre em Negociações Internacionais pelo programa Santiago Dantas UNESP-UNICAMP-PUCSP (2006); é especialista em Propriedade Industrial pela Universidade de Buenos Aires (2006); MBA em E-Business pelo Instituto de Empresa – IE, na Espanha (2004) e advogada pela Universidade de São Paulo (2000).

Ex-colaboradores

Bianca Santana

Bianca Santana é jornalista e pesquisa os usos das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Faz parte da comunidade de Recursos Educacionais Abertos e da Casa da Cultura Digital. Atualmente, é mestranda em Educação na Universidade de São Paulo. Formada pela Faculdade Cásper Líbero, foi professora de Língua Portuguesa na EJA, e já colaborou com a edição de livros e objetos educacionais multimídia nas editoras Ática e Moderna. Foi blogueira do Portal Planeta Sustentável, da Editora Abril, onde também publicou reportagens e resenhas de livros infantis. Ministrou oficinas de como utilizar os recursos da internet na escola para professores da rede municipal de São Paulo. Trabalhou em projetos de cultura digital para o Ministério da Cultura. Tem experiência no uso de tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa, na produção e edição de roteiros multimídia, na edição de textos acadêmicos e infantis e na coordenação de projetos para a Internet. É ativista da cultura livre e mãe do Lucas e do Pedro.

Juliana Borim

Pedagoga, pós-graduada em Administração em Marketing pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Atuou na concessão de licença de marca na campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”. Liderou equipe administrativa na empresa de transportes aéreos TAM. Foi pesquisadora do Cenpec de 2008 a 2011, atuando no Programa EducaRede Brasil, na assessoria de coordenação executiva.

Marcella Chartier

É jornalista, ex-editora do blog REA, pós-graduada em literatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.